quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Casa Familiar Rural de Igrapiúna - CFRI celebra a formatura da primeira turma do Curso Técnico em Agronégócio Integrado ao Ensino Médio

“Os covardes nem tentaram, os fracos desistiram mas os fortes conseguiram”. Assim, a jovem Laila Pereira, iniciou seu pronunciamento, na solenidade de formatura da 1ª Turma do Curso Técnico em Agronegócio da CFRI, ocorrida no último dia 24, no templo da Igreja Assembleia de Deus em Igrapiúna.
Foram muitas idas e vindas, dos lugares mais perto aos mais longínquos, passaram-se 03 anos, 45 alternâncias, 4.600 h de curso e inicia-se uma nova etapa na construção do futuro dos 27 formandos.

Jairan Santos, 19 anos, morador do Campo do Meio em Igrapiúna, disse está vivendo a conquista de um grande sonho. “Falando como um técnico em agronegócio, me sinto ainda mais responsável por fazer valer tudo o que aprendi. Quero continuar sendo referência na minha comunidade e contribuir para o bem-estar de minha família”, acrescentou.
“E uma conquista minha, de minha família e dos meus vizinhos. Agora posso dizer: sou a primeira Técnica de minha comunidade e estarei à disposição dela”, exclamou Ádila Coutinho, 19 anos, moradora da comunidade Piloto em Taperoá.
Uma mistura de sentimentos uniu jovens e familiares, monitores, colaboradores e representantes da Sociedade Civil e do Poder Público Municipal que se fizeram presente no evento.
Entre os convidados estavam: o Secretário de Administração, Jayme Ribeiro, representando o prefeito de Igrapiúna; a Secretária de Educação Alda Santos; o Presidente do CMDCA Daniel Miranda, representando a Secretária de Ação Social Rosana Borges, além de representantes da Coopalm, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, dentre outros.
“Avaliem quantas transformações aconteceram na vida de vocês nos últimos três anos. Certamente não serão mais os mesmos pois a educação transforma o homem”, declarou a Secretária de Educação.
Para os pais, o sentimento de satisfação foi o mais intenso, conforme relatou o senhor Reginaldo Canela, pai do jovem Rafael Canela, “Valeu a pena acreditar no trabalho da CFRI. Hoje estou colhendo os frutos da confiança que plantei”, confessa. 
Os monitores, que conviveram no dia a dia com a turma tiveram dificuldades para conter as lágrimas recheadas de alegrias, satisfação e muita saudade. “Estou feliz por ter feito parte do processo evolutivo de vocês e tenho certeza que sementes muito promissoras foram plantadas. Não há limites para o aprendizado e essa é a certeza que todos temos em relação a vocês. Seus pais, certamente estão orgulhosos em vê-los galgar os degraus do conhecimento, praticando os primeiros voos solos de um vida inteira, e eu, confio plenamente nessa capacidade imensa de voar que cada um de vocês possui, pois sou parte desse processo e sempre estarei torcendo por cada um de vocês”, declarou durante o seu discurso a Monitora Carolina Benjamin.
A CFRI, é uma das instituições integrantes do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia – PDCIS.
Constituída em 2007, a partir de esforços entre Pais, Plantações Michelim e Fundação Odebrecht, a CFRI é uma OSCIP que atua na formação de jovens agricultores familiares, que estudam, convivem e aprendem num ambiente de produção teórica e prática, sob a metodologia da Pedagogia da Alternância.
Como instituição de Ensino, em apenas seis anos de funcionamento, ofertando gratuitamente o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agronegócio. Atualmente a Casa atende jovens de 07 municípios, aproximadamente 50 comunidades atendidas. No total, 66 alunos já foram formados e 97 estão em processo de formação.
Em 12 de agosto de 2013 o Conselho Estadual de Educação, por meio da Resolução Nº 70/2013, credenciou a CFRI por 4 (quatro) anos e autorizou, por igual período o funcionamento do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Agronegócio Integrado ao Ensino Médio, no Município de Igrapiúna.
Vale ressaltar que a instituição já era credenciada pelo CEE-BA em caráter especial, entretanto, a conquista do credenciamento por 04 anos tem um sabor especial, pois concretiza todo um processo que se iniciou em junho de 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário